Vereador George Reis “Gordinho da Favela” (PP) é o autor do Projeto de Lei Nº 77/2023 aprovado nesta segunda-feira (05), na Câmara Municipal. O Documento institui em Salvador o dia da Pessoa Trancista, que passa a ser comemorado no dia 06 de junho do calendário anual de eventos do município.
Gordinho da Favela celebra a aprovação. “Estou muito feliz com a aprovação desse projeto. A maioria da população de Salvador possui cabelos crespos ou cacheados. E essas pessoas sofrem diariamente com o preconceito. As tranças e penteados étnicos são muito importantes no combate ao racismo e na autoestima da população afrodescendente”.
Segundo ele, o objetivo do projeto é valorizar e homenagear profissionais que ressignificam as tradições africanas do trançar. “A comemoração do dia da pessoa trancista é um reconhecimento. Tenho certeza que é um passo importante para essa classe de profissionais”, complementou.
A ideia do projeto surgiu com uma visita das integrantes do Fala Trancistas, um projeto que representa trancistas em Salvador. De acordo com o vereador, em conversa com Michele Reis, Stephanie Maria, Gabriela Conceição e Luck Lucas, pôde entender a luta desse público, desenvolver a proposta e abraçar a causa.
Com a aprovação do projeto, Michele Reis, representante do Fala Trancistas, diz que é um reconhecimento grandioso, “Estou extremamente feliz com essa conquista para todas as Trancistas de Salvador e é um reconhecimento grandioso! Ter uma data especialmente para comemorar nossa profissão, nossa luta, é um sim para muitas mulheres e homens principalmente negros, que são responsáveis pelo sustento da sua família através das Tranças Africanas”.
Salvador é uma cidade com bastante profissionais trancistas. No Pelourinho, por exemplo, cartão postal da cidade, os trabalhadores ficam nas praças e chamam atenção de quem passa, pela sua arte.
“Eu acredito que esses profissionais, têm nas suas experiências, não apenas seu meio de sustento, mas também afeto e pertencimento. Por isso, me sinto feliz de contribuir com a causa. É uma grande conquista!”, disse Gordinho.
Michele aproveitou ainda para agradecer ao vereador por ter sido ponte, para dar voz a essa categoria. “Quero agradecer imensamente ao nosso vereador Gordinho da Favela que nos abraçou e nos deu a voz que precisávamos. Que tudo isso seja só a pontinha do iceberg de tantas conquistas que teremos para nossa categoria. Vamos juntos fazer as mudanças necessárias para que a sociedade enxergue a pessoa Trancista como profissional que carrega uma herança dos nossos antepassados!”.
Att, ASCOM George Reis “Gordinho da Favela”.