Oito conjuntos de carnaval em Salvador foram alertados pela Defesa Civil (Codesal) devido à superlotação neste Carnaval. Os trios elétricos possuem um limite de peso estabelecido por inspeções prévias para evitar danos estruturais e riscos à segurança dos foliões.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostrou o trio elétrico de Ivete Sangalo inclinando para a direita durante o desfile no Circuito Dodô (Barra/Ondina) em 12 de fevereiro. Ao perceber a situação, Ivete pediu ao motorista para parar e os participantes se movimentaram para o lado esquerdo, restabelecendo o equilíbrio. O trio, com capacidade para 80 pessoas, apresentava riscos devido à superlotação, de acordo com o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo.
Embora uma proposta para regulamentar a utilização de trios elétricos na Bahia tenha sido apresentada em 2017, ainda não há uma legislação específica sobre o assunto. Isso resulta na falta de controle sobre dimensões, limites de público e órgãos fiscalizadores dos trios.
Além da Codesal, avaliações são realizadas por equipes privadas, e em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros, Saltur e agentes do Conselho Regional de Engenharia da Bahia (Crea) podem ser acionados, assim como o Departamento de Polícia Técnica, se necessário perícia.