O governo baiano formalizou nesta segunda-feira (4) a venda da área no polo petroquímico de Camaçari à empresa chinesa BYD. Com a aprovação, a BYD está autorizada a iniciar a construção do complexo industrial que produzirá veículos elétricos e híbridos na Bahia.
A oficialização aconteceu após a BYD apresentar o projeto industrial e seus impactos socioeconômicos, conforme exigido pela legislação estadual. Segundo a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a BYD manifestou seu interesse publicamente, e nenhuma outra empresa apresentou um projeto econômico competitivo, tornando a licitação desnecessária.
Essa formalização ocorre após a notícia da semana passada sobre a empresa Lecar, de propriedade do empresário Flávio Figueiredo Assis, ter apresentado uma proposta ao governo baiano para competir pela antiga fábrica da Ford em Camaçari, disputando com a BYD.
Em outubro de 2023, a BYD recebeu autorização para realizar estudos ambientais e de viabilidade na área. O complexo fabril produzirá veículos de passeio, caminhões elétricos, carros híbridos, chassis de ônibus e processará lítio e ferro fosfato para as baterias dos veículos.
As obras do complexo fabril em Camaçari terão início nesta terça-feira (5), a partir das 15h, com a cerimônia realizada pela BYD Brasil na Avenida Henry Ford, no Polo Petroquímico.