A Polícia Federal (PF) está apurando possíveis irregularidades relacionadas à liberação do antigo Auxílio Brasil em uma lotérica no Sul da Bahia. Nesta quarta-feira (6), foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Ilhéus, como parte da Operação Códigos Ilícitos, iniciada pela PF para investigar fraudes no programa que substituiu o Bolsa Família em 2022.
As investigações tiveram início no final desse mesmo ano, após a PF receber denúncias sobre a cooptação de funcionários de uma lotérica por um grupo. Esse grupo estaria envolvido na facilitação da liberação de benefícios sociais, conforme relatado pela TV Bahia. Os mandados de busca e apreensão têm como objetivo coletar mais informações e identificar outros possíveis membros desse grupo.
Os mandados foram deferidos pela Justiça Federal de Ilhéus. A investigação continua com a análise dos materiais apreendidos e depoimentos dos suspeitos. Caso seja aberto um processo, os envolvidos poderão ser responsabilizados pelo crime de peculato, com pena prevista de até 12 anos de reclusão, além de multa.