Uma idosa de 103 anos foi encontrada dirigindo à noite com a sua carteira de motorista expirada. Isso aconteceu na madrugada de 11 de março, no centro da cidade de Bondeno, na Itália. Ela foi parada pela polícia e recebeu uma multa, além de ter o carro apreendido.
A polícia confirmou o incidente em um comunicado divulgado pela agência AFP na quinta-feira (14). As informações foram reportadas pelo g1.
Os policiais foram alertados sobre um veículo que estava dirigindo de forma perigosa pelas ruas de Bondeno, uma cidade com cerca de 13 mil habitantes ao norte da Itália. Ao abordarem o veículo, descobriram que a motorista era Giuseppina Molinari, nascida em 1920.
Giuseppina vive em Vigarano Pieve, a 10 quilômetros de Bondeno, e estava dirigindo com a sua carteira de motorista vencida há dois anos. Ela alegou estar indo “encontrar alguns amigos”. Segundo os policiais, Giuseppina “estava confusa e repetindo o mesmo percurso”. Eles a levaram de volta para casa.
De acordo com as leis de trânsito na Itália, os motoristas com mais de 80 anos devem passar por exames médicos a cada dois anos para renovar suas carteiras.
Após o incidente, Giuseppina decidiu mudar de transporte. “Agora estou andando de bicicleta, mas estou pensando em comprar um scooter, para não depender dos outros”, disse ela a um canal de televisão.
A história comoveu o prefeito de Ferrara, Alan Fabbri, que é natural de Bondeno. “Eu premiaria Giuseppina com uma medalha em vez de uma multa. Ter tanta determinação não é comum e me dá esperança para minha própria velhice!”, ele escreveu em uma rede social.