Acordo político para 2026 na Bahia: Rui Costa e Angelo Coronel em disputa por espaço na chapa majoritária

Destaque Notícias

As articulações para acomodar líderes governistas na Bahia seguem com alguns desafios. Embora as eleições de 2026 ainda estejam distantes, há conversas em andamento sobre possíveis posições para figuras como o senador Angelo Coronel (PSD), que busca a reeleição ao Senado.

Entre as alternativas consideradas pelo grupo petista no estado, está a possibilidade de Coronel ser indicado como vice de Jerônimo Rodrigues (PT) na tentativa de reeleição. Outra opção em discussão seria a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que Coronel já ocupou entre 2017 e 2018. Neste cenário, ele poderia indicar alguém para o cargo na próxima legislatura.

Coronel insiste em se manter na chapa majoritária de 2026. Nomes mencionados incluem seus filhos: o deputado federal Diego Coronel (PSD) como vice de Jerônimo e o deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD) como preferido para a presidência da AL-BA. Ainda assim, estas possibilidades não teriam agradado plenamente o senador.

Além disso, Coronel, atual relator do orçamento federal, teria interesse em uma posição mais permanente, como uma secretaria ou um cargo em tribunais de contas. A ideia é evitar que ele dialogue com grupos de oposição, mantendo sua influência no possível segundo mandato de Jerônimo.

A disputa interna pela composição da chapa majoritária inclui três nomes principais. O senador Jaques Wagner (PT) sinalizou o interesse em continuar no Senado. Em seguida, o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, também expressou desejo de integrar a chapa. Coronel, por sua vez, reafirmou sua intenção de concorrer novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *