Arte: Ascom/Smed
Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais participam, nesta quarta-feira (29), da 2ª avaliação formativa de 2023 do Programa Salvador Avalia (Prosa). Aplicados durante o horário escolar, os exames têm como objetivo aferir o conhecimento, realizar um diagnóstico do aprendizado e colher subsídios para o aprimoramento do ensino na Rede Municipal.
O exame é desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), especialista em medidas educacionais e avaliação, contratada pelo município. Atualmente, a Rede Municipal tem cerca de 104 mil estudantes matriculados nos nove anos do Ensino Fundamental – foco da avaliação. São avaliados os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, em exame similar ao do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Governo Federal.
Criado em 2013, o Prosa resulta em dados diagnósticos importantes da realidade educacional, que baseiam o planejamento de políticas públicas municipais. Em 2023, as avaliações foram organizadas para dois momentos: no início e no final do ano letivo, possibilitando diagnosticar os avanços conquistados, os pontos que ainda apontam fragilidades e desenvolver estratégias de intervenção.