Fotos: Otávio Santos/Secom PMS
Na Escola Municipal Hildete Lomanto, localizada no Garcia, um grupo de alunos do 8º ano está experimentando uma nova forma de aprendizado, unindo conceitos matemáticos a noções básicas de tecnologia. Em apenas três meses, esses 20 estudantes participantes das aulas de robótica conseguiram desenvolver, pela primeira vez, um robô com peças de um kit Lego, cujo formato lembra o de um extraterrestre, mas possui rodas para se movimentar.
As aulas de robótica, inseridas como disciplina eletiva em março do ano passado, têm sido uma experiência enriquecedora para os alunos, que têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em teoria. Jorge Sales, professor de Matemática e responsável pelas atividades, destaca o entusiasmo dos estudantes com essa nova abordagem: “É uma experiência muito boa, porque os estudantes nunca tiveram contato com esse tipo de atividade. A robótica dá possibilidade de eles verem, na prática, o que aprendem muito na teoria. Isso possibilita desenvolver técnicas e habilidades que nas disciplinas comuns, às vezes, não é possível fazer com tanto afinco”.
A seleção para a participação no projeto foi realizada por meio de uma carta de interesse escrita pelos candidatos. O grupo diversificado é composto por meninos e meninas que cursam o 8º ano do Ensino Fundamental II, e as aulas acontecem uma vez por semana, com duração de 50 minutos.
Os alunos têm a oportunidade de aprender programação e utilizar sensores de cor e distância para controlar os movimentos do robô. Conceitos matemáticos, como a regra de “menos com menos é mais”, ganham vida prática durante as atividades. O resultado tem sido gratificante, pois os estudantes se sentem motivados e estimulados quando completam com êxito as missões atribuídas.
O robô criado pelos alunos ainda não possui um nome definido, mas a escola planeja abrir uma votação para que a comunidade escolar escolha um nome em breve. O projeto utiliza peças predefinidas e é considerado um “robô autodidata”, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades antes de começarem a criar robôs do zero.
A diretora da Hildete Lomanto, Ida Guimarães, ressalta a importância de alinhar o ensino escolar com as demandas do mundo moderno, trazendo ferramentas tecnológicas para o espaço pedagógico e desenvolvendo o protagonismo dos alunos.
Para o próximo ano, a escola pretende criar um clube de robótica, no qual os alunos com habilidades e interesse poderão participar de atividades no contraturno escolar. A robótica tem se mostrado uma disciplina que melhora diversas áreas de conhecimento e também contribui para o desenvolvimento emocional, social e de trabalho em equipe dos estudantes.
Um dos alunos, Emanuel Oliveira, de 13 anos, compartilha seu entusiasmo com o projeto: “Foi uma coisa bem diferente do que faço na minha rotina. Estou até vendo vídeos no YouTube para aprender montagem e programação. No começo é um pouco complicado, mas depois é tranquilo”.
Assim, a Escola Municipal Hildete Lomanto tem investido na educação tecnológica, proporcionando aos alunos uma experiência lúdica e prática com a robótica, preparando-os para um futuro cada vez mais tecnológico e promissor.