A 9ª fase da Operação Unum Corpus resultou na prisão de 44 indivíduos envolvidos em diversos crimes, além da apreensão de mais de 15 armas de fogo, incluindo revólveres, pistolas e armas longas, e 252 quilos de entorpecentes no interior da Bahia. A operação foi deflagrada nesta quinta-feira (15) com o intuito de promover a segurança durante os festejos juninos nos municípios baianos.
As ações têm como alvo indivíduos ligados a organizações criminosas, crimes contra a vida e o patrimônio, bem como o tráfico de drogas. Milhares de policiais das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) estão cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão em diversas localidades.
Nesta fase, também está sendo reforçado o combate à violência doméstica e familiar. Equipes das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) e dos Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (Neams) estão intensificando as ações, desde o cumprimento de medidas cautelares até a verificação de informações em campo, recebidas pelo Disque Denúncia (181) da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Além das operações, em colaboração com o Poder Judiciário, os policiais também estão cumprindo medidas cautelares relacionadas ao não pagamento de pensão alimentícia. A Delegada-Geral, Heloísa Campos de Brito, destaca as inovações desta fase da operação, ressaltando o foco na proteção das mulheres e das famílias por meio das ações das Deams e Neams, bem como o apoio à Justiça no cumprimento de medidas relacionadas à pensão alimentícia.
Desde 2021, a Operação Unum Corpus já resultou na prisão de mais de 700 suspeitos por meio de mandados de prisão ou flagrante, além da apreensão de adolescentes envolvidos em conflito com a lei. Foram cumpridos também 1.005 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de mais de 100 quilos de drogas e 125 armas de fogo retiradas das ruas.