Um levantamento recente revelou as avaliações dos deputados em relação aos ministros do governo Lula. De acordo com a pesquisa realizada pela Genial/Quaest entre 13 de junho e 6 de agosto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se destaca como um dos mais bem avaliados, acumulando 52% de respostas positivas, superando seus colegas.
Outros ministros também receberam avaliações positivas. O ministro da Justiça, Flávio Dino, obteve 48% de aprovação e 34% de desaprovação, enquanto a ministra do Planejamento, Simone Tebet, acumulou 47% de avaliações positivas e 20% negativas.
Entretanto, a avaliação não foi tão favorável para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que entrou na lista dos menos bem avaliados pelos parlamentares. De acordo com a pesquisa Quaest/Genial, 41% dos deputados o avaliaram negativamente, enquanto apenas 25% o consideraram positivo, e 28% o viram como atuação regular.
No que diz respeito à articulação do governo com o Congresso, o ministro Alexandre Padilha apresentou um saldo positivo, com 41% de aprovação e 27% de desaprovação, sendo 28% avaliando sua atuação como regular.
Quanto à avaliação geral do governo, os deputados estão divididos: 35% o consideram positivo, 33% o avaliam negativamente e 30% o classificam como regular. Esses resultados estão em consonância com a pesquisa de opinião pública mais recente da Quaest, divulgada em junho, que indicava 37% de aprovação, 27% de desaprovação e 32% de avaliação regular para o governo.