Mais de 46 mil torcedores do Bahia saíram da Arena Fonte Nova no último domingo (3) com um gosto amargo. Apesar de abrir o placar, o Bahia cedeu o empate para o Vasco, num confronto crucial contra os times do Z-4. O 1 x 1, válido pela 22ª rodada da Série A, trouxe más notícias, aumentando consideravelmente as chances de rebaixamento do Esquadrão.
O Bahia está segurando a 16ª colocação há cinco partidas consecutivas, mas com apenas 22 pontos – apenas um à frente da zona de rebaixamento. Agora, segundo cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de rebaixamento do Bahia estão em 38%, um aumento notável em relação aos 34,1% anteriores.
De acordo com os especialistas, outros times como Santos (56,5%), Vasco (69,6%), América-MG (79,4%) e Coritiba (88,7%) estão em situação ainda mais crítica e são considerados os principais candidatos a serem rebaixados para a Série B em 2024.
A partida contra o Coritiba, marcada para 14 de setembro, no Couto Pereira, e o confronto com o Santos, quatro dias depois, na Fonte Nova, abrirão uma sequência crucial de duelos diretos para o Bahia na luta para escapar da zona de rebaixamento.
Após o empate com o Vasco, o técnico Renato Paiva declarou que pretende “trabalhar nos erros da equipe” para buscar melhores resultados nas próximas partidas. Ele destacou a necessidade de aprimorar o último passe e o posicionamento da equipe.
As rodadas 23 e 24 se tornam ainda mais importantes, pois o desempenho do Bahia contra seus concorrentes diretos pode criar uma distância significativa em relação aos quatro últimos colocados na tabela.