Bike Salvador: número de viagens cresce 50%

Bahia

O programa Bike Salvador está comemorando um aumento impressionante de 50% na utilização das bicicletas na cidade, segundo os dados de uma pesquisa conduzida pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). A iniciativa, que faz parte do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), promovido pela Prefeitura, oferece à população 50 estações e 400 bicicletas em diversos pontos da cidade, beneficiando mais de 160 mil pessoas. Estes números incentivam a reflexão em setembro, quando se celebra o Dia Mundial sem Carro, no dia 22.

Maria Auxiliadora Ribeiro, 64 anos, e Carlos Alberto Sufredinni, 65 anos, um casal de aposentados residente na Pituba, aproveita as bicicletas compartilhadas todas as quintas-feiras, incorporando-as às suas atividades físicas matinais. Eles retiram as bicicletas na estação da Pituba e pedalam até o Centro de Convenções de Salvador (CCS), na altura da Boca do Rio, antes de devolvê-las em casa. Maria Auxiliadora compartilhou sua experiência: “Nós adoramos, para a gente é uma mão na roda. A gente até pensou em comprar bicicletas, mas desde a instalação das ‘laranjinhas’, vimos que não havia necessidade. Fizemos a assinatura e atende demais às nossas necessidades para os passeios e atividades físicas.”

O Cebrap identificou a requalificação da orla, a expansão das ciclovias e calçadões como fatores principais que motivaram o aumento no número de viagens de bicicleta. Com mais de 160 mil pessoas utilizando as bicicletas e realizando mais de 660 mil viagens, uma média de 237 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas no meio ambiente.

Flávia Calazans, uma nutricionista de 44 anos, descobriu o ciclismo como parte de sua rotina diária em janeiro deste ano. Ela compartilhou entusiasmada: “Eu não sabia andar de bicicleta, morria de medo, mas sempre tive vontade. No começo do ano, peguei a ‘laranjinha’ e foi a melhor descoberta da minha vida.” Atualmente, Flávia utiliza a bicicleta todos os dias para se exercitar: “É a melhor atividade cardiorrespiratória e você também se diverte. É lazer e exercício, tudo junto. Sempre que posso, estou de bicicleta.” Ela relatou que, no último domingo, optou por ir de bicicleta de sua casa na Pituba até um evento no Rio Vermelho, aproveitando a agilidade e evitando preocupações com estacionamento. “Foi ótimo, rápido e não tive problemas para estacionar. Para melhorar o deslocamento, ainda pude desfrutar da brisa do mar”, disse a entusiasta ciclista.

Além das 400 bicicletas do Bike Salvador, a capital baiana também oferece 60 bicicletas do Sistema Bike Turista, disponíveis em 12 hotéis da cidade, abrangendo toda a orla atlântica e o Centro Histórico. O sistema cicloviário cresceu significativamente nos últimos três anos, passando de 13 km em 2013 para impressionantes 100 km hoje. No entanto, essa não foi a única iniciativa promovida pela gestão pública do município. Em 2013, foi lançado um projeto exclusivo para bicicletas, e desde então, o MSVB tem implementado centenas de ações que foram fundamentais para mudar a cultura dos habitantes de Salvador em relação às bicicletas.

Passeios e eventos relacionados à bicicleta são realizados regularmente, e a bicicleta foi incorporada ao calendário de eventos da cidade. A gestão pública realiza cerca de 60 eventos por ano com foco na bicicleta, incluindo campanhas, fóruns e cursos de capacitação. Outra iniciativa importante é o projeto “Motorista Vá de Boa”, destinado aos profissionais do transporte coletivo e de táxi, promovendo uma nova consciência no trânsito, com respeito mútuo e gerando mais confiança para aqueles que desejam pedalar na cidade.

A cidade também possui ciclofaixas de lazer e turismo em pontos estratégicos aos domingos e feriados, bem como um programa de formação de ciclistas adultos realizado semanalmente em parceria com diversos grupos de ciclistas locais. Essa iniciativa não apenas forma novos ciclistas, mas também promove a conscientização sobre segurança nas ruas.

Além disso, os Minicircuitos de Bike são realizados semanalmente em diferentes bairros da cidade, envolvendo crianças e incentivando o uso responsável da bicicleta, tornando-se uma opção de lazer educativa para os jovens enquanto aprendem sobre segurança no trânsito e a importância de utilizar a bicicleta de forma consciente.

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