A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) e a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) uniram forças para reforçar a operação Black Friday 2024. O objetivo da iniciativa, que se estende até a próxima sexta-feira (29), é coibir práticas abusivas e irregularidades que prejudiquem os consumidores. As inspeções estão sendo realizadas em diversos pontos comerciais.
Ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o Procon-BA concentra sua atuação em lojas de grandes centros comerciais e estabelecimentos de rua. Empresas flagradas em desacordo com a lei podem ser alvo de processos administrativos e criminais, dependendo da gravidade da infração detectada.
A Black Friday, um dos maiores eventos de liquidação do ano, ocorre na última sexta-feira de novembro e atrai grande público interessado em aproveitar descontos e promoções especiais. O evento, que faz parte do calendário brasileiro e internacional, é uma oportunidade para consumidores de todos os perfis adquirirem produtos com preços reduzidos, tanto em lojas físicas quanto online.