O número de brasileiros na Faixa de Gaza aguardando repatriação subiu para 32, após a intensificação das tratativas diplomáticas entre Egito, Israel e o Brasil. Anteriormente, o grupo consistia de 28 pessoas.
Esses cidadãos serão trazidos de volta ao Brasil por meio da aeronave da Presidência da República, o avião VC-2, que tem capacidade para até 40 passageiros, como relatado pelo portal Metrópoles.
Os brasileiros em questão estão atualmente nas cidades de Rafah e Khan Yunis, na Faixa de Gaza. Notavelmente, a maioria desse grupo é composta por mulheres e crianças, totalizando 17 crianças e 9 mulheres, enquanto os restantes seis são homens. Importante mencionar que entre aqueles que aguardavam o resgate, 16 decidiram permanecer em suas residências.
Enquanto isso, a aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República também aguarda a autorização do Egito e o progresso dos trâmites diplomáticos em Roma, Itália, desde a última sexta-feira (13), de acordo com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Portanto, do grupo de 32 brasileiros, 16 estão em Rafah, onde foram temporariamente acomodados em um imóvel alugado pelo Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores). Antes, esse grupo estava alojado na escola Rosary Sisters School, localizada no Sul da Faixa de Gaza.
Outros 16 indivíduos aguardam repatriação, mas optaram por permanecer em suas próprias residências em Khan Yunis, também em Gaza. Esse segundo grupo é composto por 22 brasileiros, sete palestinos com Registro Nacional de Imigração (RNM) e três palestinos que são parentes próximos.