Bruno Reis entrega mais de 15 obras de mobilidade em 1000 dias de gestão

Bahia

Reduzir o tempo gasto em deslocamentos na congestionada cidade de Salvador sempre foi um desafio primordial. Ao longo de mil dias de administração, marcados pelo marco celebrado nesta quinta-feira (28), a Prefeitura tem sido incansável na busca por soluções inovadoras para melhorar a mobilidade urbana. Essas ações englobam desde a construção de novas vias até melhorias substanciais no transporte público. Nesse período, a cidade testemunhou a adição de 382 novos ônibus climatizados, bem como o lançamento do aguardado BRT.

Atualmente, 32% da frota de ônibus da cidade é composta por coletivos com ar-condicionado, representando um alívio bem-vindo para milhares de passageiros que agora desfrutam de maior conforto durante suas viagens, especialmente nos dias de calor intenso em Salvador. Esses novos veículos também oferecem comodidades adicionais, como assentos ampliados para passageiros com deficiência, lixeiras e tecnologia de motores de padrões ambientais Euro 5 e 6, minimizando o impacto ambiental.

Além disso, o sistema de Bus Rapid Transit (BRT) foi lançado com sucesso, com a inauguração do trecho 3 em março passado, permitindo a operação plena de duas linhas vitais para a cidade: uma ligando as estações Rodoviária e Pituba (B1) e a outra ligando a estação Rodoviária à Praça Nossa Senhora da Luz (B2). A terceira linha, conhecida como B3, entrará em operação neste sábado (30), abrangendo a região da Rodoviária, a orla da Pituba, o Caminho das Árvores e a Avenida Paulo VI. O BRT conta com vias exclusivas que garantem um transporte mais rápido, eficiente e confortável.

Atualmente, 44 ônibus com ar-condicionado, incluindo oito ônibus elétricos, operam no sistema de BRT, o que torna Salvador a terceira cidade brasileira com a maior frota de coletivos não movidos a combustíveis fósseis. A cidade também acaba de inaugurar o maior eletroterminal público do Brasil para recarregar ônibus elétricos, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. A expectativa é que 30% da frota do BRT de Salvador seja composta por ônibus elétricos até o primeiro semestre de 2024, após a conclusão da Estação da Lapa.

O prefeito Bruno Reis comemorou esses avanços, afirmando: “Esse resultado é fruto de muito trabalho, e aproveito para agradecer a todos na Prefeitura que participam desta transformação que nós estamos fazendo. Hoje temos uma prefeitura que anda com as próprias pernas, que é capaz de fazer grandes investimentos com recursos próprios, que aposta na tecnologia, moderniza o acesso aos serviços públicos e, principalmente, foca na melhoria da qualidade de vida do nosso povo”.

Além dos avanços no transporte público, a Prefeitura entregou mais de 15 obras de mobilidade desde 2021, incluindo novas vias e a requalificação de outras já existentes, visando resolver os gargalos de tráfego em áreas de alta demanda. A lista de trechos beneficiados abrange áreas como Granja Mar Azul (Stiep), estradas das Pedreiras e do Cassange (Cassange), ligação Jardim Nova Esperança – Av. Mário Sérgio, e a duplicação da ponte sobre o Rio Camarajipe (Avenida Tancredo Neves), entre outros.

Dois novos complexos viários, Rei Pelé, no Lucaia, e Tatti Moreno, na Avenida Tancredo Neves, foram construídos em áreas de intenso tráfego, contribuindo para a fluidez do trânsito.

Além disso, a administração municipal priorizou a requalificação de terminais de transporte, como o tradicional terminal da Barroquinha, proporcionando um ambiente mais agradável aos passageiros e promovendo a interação com o espaço público. Terminais marítimos vitais, como Plataforma e Ribeira, também passaram por melhorias significativas, incluindo a recuperação de estruturas metálicas e a manutenção da rampa de acesso.

Em setembro de 2021, a cidade celebrou a reativação do Elevador do Taboão, que estava inativo por mais de seis décadas. Este elevador, que liga o Pelourinho ao Comércio, passou por obras de revitalização promovidas pela Prefeitura, oferecendo uma opção adicional de transporte para os soteropolitanos e turistas.

Salvador também está comprometida com a sustentabilidade e a inovação, expandindo o serviço de compartilhamento de bicicletas pelo projeto “Salvador vai de Bike”, com 400 bicicletas convencionais e 30 elétricas distribuídas em 50 estações. A Prefeitura adaptou seis escadarias para a circulação de bicicletas e implantou 16 km de ciclovia, totalizando 310 km de malha cicloviária na cidade.

Além disso, a cidade conta com a tecnologia de semáforos inteligentes, instalando 39 desses equipamentos na Avenida San Martin, entre o Largo do Retiro e o Largo do Tanque, para melhorar a fluidez do tráfego. Salvador agora possui 181 semáforos inteligentes em operação, facilitando a vida dos motoristas.

Estes mil dias de gestão de Bruno Reis marcaram um período de transformação significativa na mobilidade e infraestrutura de Salvador, com um compromisso contínuo com a sustentabilidade e a qualidade de vida dos seus habitantes.

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