Nesta segunda-feira (9), a BYD, montadora chinesa, lançou a pedra fundamental em Camaçari, marcando o início de sua operação no parque tecnológico que anteriormente pertencia à Ford. A cerimônia contou com a presença de autoridades, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin e o governador Jerônimo Rodrigues, e prometeu gerar cerca de 5 mil empregos diretos na Bahia.
A BYD planeja instalar três unidades fabris em Camaçari, dedicadas à produção de chassis e carros elétricos, pesquisa e processamento de lítio e ferro fosfato, com um investimento total de R$ 3 bilhões. A expectativa é iniciar a produção de veículos elétricos no final de 2024 ou início de 2025.
O CEO global da BYD, Wang Chuanfu, destacou a jornada da empresa, que começou como uma fabricante de baterias e se tornou uma das principais produtoras de automóveis do mundo. Ele enfatizou o compromisso da BYD em utilizar a evolução tecnológica para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Durante o evento, veículos produzidos pela empresa foram exibidos no palco e no galpão. O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou a importância da energia renovável e anunciou a isenção de IPVA para veículos elétricos de até R$ 300 mil.
O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou o desenvolvimento inclusivo e sustentável como uma meta do governo e elogiou a escolha da BYD por Camaçari, uma região com uma história de importantes polos industriais.