O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) anunciou que conseguiu recuperar 100% das informações das caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo, São Paulo, na última sexta-feira (9). A informação foi confirmada pelo Brigadeiro Marcelo Moreno durante uma coletiva de imprensa realizada neste domingo (11).
De acordo com Moreno, o Cenipa obteve todos os dados de voz e informações cruciais que registram os momentos finais do voo 2883 da Voepass antes da tragédia. Ele também informou que a tripulação não emitiu qualquer alerta de emergência antes da queda.
O Cenipa planeja divulgar um relatório preliminar sobre o acidente dentro de 30 dias. Além disso, o Brigadeiro explicou que a participação de autoridades francesas na investigação está em conformidade com o Protocolo de Chicago, que exige a colaboração do país de fabricação da aeronave. Representantes da empresa canadense responsável pelo motor do avião devem chegar ao Brasil ainda hoje para colaborar nas investigações.
O acidente, que vitimou 62 pessoas, entre elas 58 passageiros e quatro tripulantes, é considerado o sexto mais letal da história da aviação brasileira.