Mais uma vez, o final de semana na região da Barra, especialmente no Calabar, foi marcado por terror e pânico, cortesia da facção Comando Vermelho. No sábado (02/09), um comunicado de toque de recolher circulou freneticamente pelos grupos de WhatsApp, deixando os moradores apreensivos. Uma residente relatou: “Tá rodando aqui, todo mundo falando que eles disseram pra ficar dentro de casa porque o bicho vai pegar.”
A situação se torna ainda mais alarmante quando testemunhas afirmam ter visto membros da facção pulando o muro do Campo Santo para entrar na localidade do Calabar. Vestidos como soldados do Exército, com mochilas nas costas, esses criminosos estão, segundo relatos, sendo armados por Val Bandeira, estreitando sua aliança com os caras da Bomba, que anteriormente foram expulsos por Averaldinho, chefe do BDM na região.
Na madrugada do mesmo sábado, o CV promoveu um ataque contra seus rivais do Bonde do Maluco (BDM), percorrendo as ruas da Bomba e do Camarão por mais de duas horas. Para piorar a situação, eles não hesitaram em mostrar suas armas de grosso calibre, incluindo fuzis e metralhadoras, em vídeos compartilhados nas redes sociais. Em um dos registros, um criminoso conhecido como ‘Exu’ informa que eram 4h17 naquele momento.
Os tiros ecoaram pelo bairro da Graça, deixando os moradores aterrorizados. Uma dona de casa desabafou: “A sensação é que os tiros aconteciam na porta do seu apartamento. Eram barulhos terríveis. Alguns em sequência, tipo rajadas. Todo mundo está assustado, triste e principalmente preocupado com as pessoas que moram lá. É estarrecedor.”
Um trabalhador do Alto das Pombas revelou seu medo constante de uma bala perdida: “Coloquei as crianças no chão, em cima do colchão. A gente não sabe quando vai disparar o tiro. A verdade é que tá uma situação terrível. Tá muito sinistro mesmo.”
Apesar dos recentes acontecimentos em Tancredo Neves que resultaram em várias mortes, a situação parece longe de melhorar. Moradores mencionaram conexões entre os invasores da Roça da Sabina e as áreas de Tancredo e Nordeste, aumentando ainda mais a tensão na região.
Confrontos já haviam sido registrados na sexta-feira, e a polícia foi acionada, mas os criminosos conseguiram escapar. A violência continua a assombrar a vida dos moradores locais, exigindo ação efetiva das autoridades para restaurar a paz e a segurança na região.