No próximo domingo, dia 10, o centro de Salvador será palco da 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, sob o tema “Por mais diversidade no mundo corporativo”. As festividades terão início às 11h30 no “Palco da Diversidade”, localizado no Campo Grande, com apresentações de talentosos artistas transformistas e atrações musicais.
O cortejo dos trios, que é o ponto alto do evento, será oficialmente inaugurado às 15h, com a renomada artista transformista Bagagerie Spielberg à frente. A cantora A Dama do Pagode, Alanna Sarah, entoará o hino nacional, seguida pela performance da cantora Juliana Ribeiro. O Grupo Gay da Bahia oficializará a coroação das madrinhas e do padrinho, bem como discursos de autoridades. Em seguida, o cortejo se estenderá com mais oito trios, trazendo música eletrônica e shows emocionantes.
Este ano, o evento contará com Márcia Teixeira, promotora de justiça do MPBA; Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; e o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, como madrinhas e padrinho de honra.
Além das celebrações, a Parada também prestará homenagem ao saudoso comunicador Raimundo Varela, um ícone da televisão baiana, que nos deixou na última quinta-feira (9).
Além das festividades, a Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia está comprometida com ações sociais e de cidadania. Serão oferecidos testes sorológicos para detecção do HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), bem como a distribuição de preservativos de uso interno e externo.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) instalará uma unidade móvel no Largo do Campo Grande, das 10h às 20h, para orientar e encaminhar vítimas de violência, agressão ou qualquer tipo de assédio.
A 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia é realizada pelo GGB e Grupo Quimbanda Dudu, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através de diversas secretarias, da Prefeitura Municipal de Salvador e de patrocinadores como a Dow Química, InterPride, Atacadão Atakarejo e Inklusão.
A programação inclui shows de artistas transformistas, como Sissy Zeta Jones, Suzzy D’costa, Duda Baroni, LuXodó, Scarleth Sangalo, Michelle Loren, Ferah Sunshine, Valerie O’Hara, Spadina Banks, Mary Jane Beck e Terça LGBTrans. Além disso, a Parada contará com a participação de atrações musicais, como Frevança Elétrica, Chocolate Batidão, Nininha Problemática, Cortejo Afro e Aila Menezes.
Os trios seguirão um trajeto emocionante que abrange as principais ruas e praças de Salvador, encerrando-se no Palácio da Aclamação às 20h. A celebração promete ser um momento de diversidade, inclusão e alegria para todos os presentes.