O ex-chanceler brasileiro Celso Amorim, atualmente assessor especial da Presidência da República, teve uma reunião com o presidente venezuelano Nicolás Maduro no final da tarde desta segunda-feira (29). O encontro, descrito por Amorim como “longo” e “positivo”, teve como foco principal a contextualização do processo eleitoral realizado no último domingo (28).
Durante a reunião, Amorim pediu a Maduro a divulgação das atas das seções eleitorais, ressaltando a importância da transparência para o processo eleitoral e para a confiança dos venezuelanos nas eleições. O ex-chanceler também destacou que fará um relatório detalhado sobre o encontro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Amorim, que pretende retornar ao Brasil na terça-feira (30), ainda está tentando agendar uma reunião com o candidato oposicionista Edmundo Gonzalez Urritia, embora esse encontro ainda não esteja confirmado. A Organização Não-Governamental Centro Carter também solicitou a divulgação rápida dos boletins eleitorais.
Enquanto isso, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou Nicolás Maduro vencedor com 51% dos votos, mas a oposição contesta os resultados, e até o momento, o governo venezuelano não forneceu detalhes completos sobre os resultados eleitorais.