Nesta quinta-feira (3), o deputado federal licenciado Celso Sabino (União Brasil-PA) será empossado como Ministro do Turismo em uma cerimônia agendada para às 11h no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília. Durante o evento, também será oficializada a criação do novo Conselho Nacional de Turismo (CNT).
A solenidade ocorre neste dia devido ao término do recesso parlamentar do Congresso Nacional em 1º de agosto. Apesar da posse acontecer após esse período, Celso Sabino já está à frente do ministério desde sua nomeação através do Diário Oficial da União (DOU) em 14 de julho.
Com um orçamento de R$ 581 milhões, de acordo com informações do Siga Brasil, plataforma do Senado que monitora o Orçamento, o Ministério do Turismo se prepara para as ações sob a liderança de Sabino.
A administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja utilizar essa ocasião para receber congressistas no Planalto, buscando uma maior aproximação com o Legislativo. A entrada de Celso Sabino no Executivo foi uma negociação que visava fortalecer a adesão do partido União Brasil à base governista.