De acordo com informações do jornal O Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem enfrentado pressão por parte de seus aliados para manter um número significativo de mulheres em posições de destaque. Em resposta a esse apelo, o centrão, que é uma coalizão de partidos políticos, deve indicar mulheres para liderar a Caixa Econômica e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa).
No que diz respeito à Caixa Econômica, o bloco buscará indicar Margarete Coelho (PP-PI), ex-deputada, para substituir Rita Serrano, que possui ligações com o Partido dos Trabalhadores (PT).
Já para o cargo na Funasa, há preferência por uma mulher que já tenha experiência no órgão, mas ainda não houve consenso em relação ao nome. Virgínia Velloso, ex-superintendente da Funasa na Paraíba, e a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) foram mencionadas como possíveis candidatas ao cargo, de acordo com membros do PP.
Essa negociação está acontecendo simultaneamente à reforma ministerial, que visa acomodar os partidos Progressistas (PP) e Republicanos em pastas do governo.