Chega mais perto a retomada do VLT de Salvador: Licitação define empresas

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O governo estadual da Bahia anunciou hoje a lista de empresas e consórcios aprovados na licitação para as obras do VLT em Salvador, administrada pela Companhia de Transportes do Estado (CTB).

No primeiro lote, o consórcio “Expresso Mobilidade Salvador”, composto pelas empresas Álya Construtora, Metro Engenharia e Consultoria e MPE Engenharia e Serviços S.A., foi selecionado.

No segundo lote, o consórcio CETENCO Engenharia S.A., AGIS Construção S.A. e CONSBEM Construções e Comércio Ltda. foram aprovados. Para o terceiro lote, o consórcio formado por Mota Engil Engenharia e Construção S.A., OBRASCON Huarte Lain S.A. e MEIR Serviços e Construções Ltda. foi classificado.

Houve sete propostas de preço enviadas pelas empresas. O consórcio “Expresso Mobilidade Salvador” ofereceu mais de R$ 1,41 bilhão para o primeiro lote. Para o segundo, a Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A. propôs valores ligeiramente superiores, cerca de R$ 1,43 bilhão. No terceiro lote, a oferta mais alta foi da Mendes Júnior, novamente, com R$ 1,91 bilhão.

A licitação segue o formato de “técnico e preço”, onde a proposta vencedora é a que obtém a maior média ponderada entre as notas de preço e técnica. A expectativa é que o contrato seja assinado até junho e as obras comecem em julho.

O projeto do VLT de Salvador surgiu como alternativa ao Trem do Subúrbio e tem sido marcado por atrasos e mudanças. Inicialmente previsto para ser concluído em 2019 com um investimento estimado em R$ 1,5 bilhão, o projeto enfrentou problemas que levaram a um aumento significativo no custo e atraso no cronograma. O governo estima que a construção do novo modal custará cerca de R$ 3,6 bilhões e deve ser finalizada em 2028. Após o rompimento do contrato anterior, uma nova licitação foi iniciada em dezembro do ano passado.

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