A partir de amanhã, domingo (21), até sexta-feira (26), está prevista a ocorrência de fortes chuvas em praticamente toda a região Nordeste, conforme informado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os acumulados de chuva podem superar os 100 milímetros nesse período, sendo que amanhã a previsão destaca chuvas intensas, principalmente nos estados da Bahia, Piauí e Ceará.
Essas condições climáticas são atribuídas a sistemas meteorológicos típicos do verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a possível formação de um canal de umidade, influenciada pela presença de um sistema de baixa pressão no oceano. Esses fatores contribuirão para a ocorrência de chuvas, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Apesar da possibilidade de causar transtornos, as chuvas intensas terão um impacto positivo ao alterar o cenário quente e seco registrado nesta semana, especialmente no semiárido. Além disso, contribuirão para aumentar a umidade do solo e reabastecer os reservatórios de água.
O Inmet ressalta que está acompanhando a situação e destaca a importância de verificar diariamente as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos especiais.