Ciclo de Debates “Cidades e Cultura” encerra com sucesso em Salvador em parceria com a Unesco

Destaque Salvador

Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Salvador e a Unesco concluíram com êxito o ciclo de debates intitulado “Cidades e Cultura”. O evento, realizado no Centro de Cultura da Câmara, na Praça Municipal, contou com a participação entusiasmada do público em torno do tema “Cidade e Cultura”.

Reunindo especialistas renomados, o encontro teve como anfitrião o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, e contou com a presença do arquiteto Zulu Araújo, conselheiro do Grupo Cultural Olodum; Márcio Meirelles, diretor teatral, cenógrafo e figurinista e ex-secretário de Cultura do Estado da Bahia; e Carlos Martins, economista e também CEO da Opium.

Durante as discussões, os palestrantes abordaram temas relevantes para a cidade. Márcio Meirelles provocou a reflexão sobre a “Cultura da Cidade e o Desejo da Arte”, explorando o papel das artes e linguagens na dinâmica urbana. Zulu Araújo compartilhou sua vasta experiência no tema “A Cultura e Olodum no Desenvolvimento Estratégico do Centro Histórico de Salvador”, demonstrando o impacto cultural no desenvolvimento da cidade. Por fim, Carlos Martins apresentou o tema “Estratégias de Cultura de Longo Prazo a partir da Experiência das Candidaturas das Cidades Portuguesas à Capital Europeia da Cultura”, destacando lições valiosas a serem aplicadas.

O ciclo de debates, que teve início em julho, teve como foco as áreas do Centro Histórico e do bairro do Comércio, buscando refletir sobre ações para a dinamização dessas regiões. Dentre os temas discutidos, destacam-se a reabilitação urbana, a dimensão social e a vulnerabilidade em áreas centrais.

Essa iniciativa integra o recém-criado Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, estabelecido em abril deste ano, e está alinhada ao projeto de Cooperação Técnica Internacional entre a FMLF e a Representação da Unesco no Brasil, intitulado “Instrumentos e estratégias para o desenvolvimento sustentável do Centro Antigo de Salvador”. O ciclo de debates demonstrou-se como um importante passo coletivo na busca por soluções para o desenvolvimento cultural e sustentável da cidade de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *