Durante uma ação policial realizada em Salvador, cinco ordens de busca e apreensão foram executadas contra membros de uma torcida organizada, suspeitos de estarem envolvidos em agressões a torcedores de outro time. A operação, chamada de “Clássico da Paz”, foi conduzida em conjunto pela polícia civil e militar, e ocorreu na manhã deste domingo (12).
As buscas foram feitas na sede da torcida organizada, localizada no bairro de Nazaré, próximo à Arena Fonte Nova, e em endereços de suspeitos nos bairros da Ribeira, Periperi, Paripe e Iapi. Durante a ação, foram recolhidos celulares, tablets, notebooks e computadores.
A operação, liderada pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), em colaboração com a 10ª Delegacia Territorial (DT/Pau da Lima), teve como objetivo principal fortalecer as investigações sobre um caso de tentativa de homicídio ocorrido em abril de 2024, no bairro de Pau da Lima. A vítima encontra-se gravemente ferida e hospitalizada na UTI.
Segundo o diretor do Depom, delegado Arthur Gallas, as ações visam combater a violência entre torcidas organizadas dos principais times da Bahia. Ele destacou que a operação, realizada em conjunto pelas polícias Civil e Militar, terá continuidade com novas fases e desdobramentos para reprimir atividades violentas de torcidas organizadas ou grupos de torcedores envolvidos em práticas criminosas.
Mais de 100 policiais civis e militares participaram da operação, com a atuação da Polícia Militar dividida entre diferentes unidades. Todo o material apreendido será encaminhado para perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para auxiliar nas investigações em andamento.