Um possível desentendimento entre passageiros pode ser a razão por trás do naufrágio de uma embarcação que resultou em pelo menos cinco mortes em Madre de Deus, localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no domingo à noite (21).
Conforme relatos de testemunhas, uma discussão entre passageiros causou confusão, levando os demais ocupantes a se concentrarem em um lado da embarcação, resultando no seu viramento.
A Marinha informou que uma criança e um adulto, que seria o marinheiro da embarcação, ainda estão desaparecidos. As equipes de Busca e Salvamento (SAR) da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) da Polícia Militar, uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) e outras embarcações civis estão realizando buscas na manhã desta segunda-feira (22).
Em comunicado, a Prefeitura de Madre de Deus confirmou cinco mortes, incluindo quatro adultos (três mulheres e dois homens) e uma criança. No entanto, as identidades das vítimas ainda não foram divulgadas.
Seis pessoas foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Madre de Deus. Duas delas já receberam alta, três foram transferidas para Salvador e uma aguarda transferência para uma unidade de saúde na capital.
Há suspeitas de superlotação na embarcação, um saveiro com capacidade para 10 passageiros mais um tripulante, mas informações preliminares indicam que mais de 20 pessoas estavam a bordo.
A Marinha anunciou que abrirá um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) pela CPBA para investigar as causas e circunstâncias do acidente.