Uma academia localizada em Stella Maris foi flagrada na quarta-feira (5) realizando uma conexão clandestina de energia direta na rede da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). A ação ilegal foi descoberta durante uma operação conjunta da Coelba com a Polícia Civil, visando combater o furto de energia.
Durante a operação, os agentes constataram que a academia estava se beneficiando de uma ligação direta na rede da distribuidora, o que seria suficiente para abastecer 1.200 residências por um período de 15 dias. A ação resultou na recuperação de mais de 70 mil quilowatts/hora de energia.
A operação teve como base o trabalho de inteligência realizado pelo centro de análise da Neoenergia Coelba, que, por meio de softwares e sensores inteligentes, identificou indícios de atividade fraudulenta. Essas suspeitas foram confirmadas durante a ação realizada no local.
No momento da intervenção, o proprietário da academia não estava presente, mas poderá responder a um inquérito policial e será multado pelo valor correspondente à energia furtada.
Após a operação, foram encontradas cerca de 70 irregularidades em academias, clínicas de estética, salões de beleza e outros estabelecimentos. Somente no setor de academias, foram recuperados 370 mil quilowatts/hora de energia, o suficiente para abastecer sete mil residências durante duas semanas.