Com números expressivos nas estratégias de saúde promovidas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde (Sesab) São João é encerrado.

Tecnologia

Em sete dias de festa, de 22 a 25/6 e de 30/6 a 2/7, foram realizados 14.548 exames de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nos postos de testagem na capital e em seis cidades do interior do Estado: Amargosa, Cachoeira, Ibicuí, Irecê, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. Na capital, o estande da Sesab funcionou no Parque de Exposições nos sete dias, enquanto no interior, somente no primeiro período, quando houve festejos juninos oficiais.

No acumulado, foram 27 casos positivos de HIV, 201 para Sífilis, além de três reagentes para Hepatite B e sete para Hepatite C. Todas as pessoas que tiveram testes positivados receberam orientação nos estandes e foram encaminhadas para início do tratamento. Além dos testes, profissionais de saúde também realizaram o trabalho educativo para a população, mesmo aqueles que tiveram os exames negativados. No mesmo período de festejos juninos, foram distribuídos mais de 2 milhões de preservativos masculinos e femininos, entre distribuição nos postos de testagem e ações nos municípios.

“Essa ação do Governo da Bahia envolveu dezenas de profissionais nos principais destinos do São João, com o objetivo de trazer mais saúde, segurança e prevenção à população baiana. Foi uma estratégia que deu certo no Carnaval e repetimos com sucesso agora no São João. Este é o nosso trabalho incansável: promover assistência de saúde de qualidade ao nosso povo”, avalia a secretária da Saúde Roberta Santana, que, durante a ação, visitou postos na capital e no interior.

Última noite

Na última noite de forró na capital baiana, no dia em que foi comemorado o Bicentenário da Independência da Bahia, foram realizados 960 testes no estande montado no Parque de Exposições. Ao todo, dois exames de HIV, dois de Hepatite C, um de Hepatite B e 20 de Sífilis deram positivo.

No posto de atendimento também montado pela Sesab no Parque de Exposições, o último dia registrou 82 atendimentos, com 79 altas, duas transferências para hospitais e uma evasão. Entre o dia 30/6 e a madrugada desta segunda-feira, foram 259 atendimentos. Quatro pacientes necessitaram de transferência para unidades de saúde e 240 receberam alta no próprio módulo de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *