Foto: Betto Jr./Secom
A IV Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador trará discussões sobre o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, com enfoque na construção histórica, comemorações e participação das mulheres. O evento, intitulado “Sob o Sol da Liberdade”, terá início nesta quarta-feira (5), às 13h, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro. A iniciativa gratuita faz parte das celebrações do bicentenário e é promovida pela Fundação Gregório de Matos (FGM) e Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult) da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A jornada incluirá debates que ocorrerão até sexta-feira (7). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/YFdoYp8orFwhmeHRA ou no local do evento, TGM. A conferência de abertura, intitulada “Algazarra nas ruas: os Caboclos e seu povo nas comemorações da independência”, será ministrada pela professora e doutora Wlamyra Albuquerque.
A programação contará com uma mesa de discussão sobre “A força das mulheres na Independência da Bahia”. As atividades serão encerradas com apresentações artísticas do Slam das Minas e, em seguida, com “A Volta da Cabocla”, o tradicional retorno das imagens do Caboclo e da Cabocla do Campo Grande em direção à Lapinha.
Chicco Assis, diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da FGM, além de participar da organização e curadoria do evento, irá mediar uma mesa de debate sobre “Os Caboclos da Baía” na quinta-feira (6). Ele destaca a importância de valorizar a participação popular, dos caboclos e das mulheres, tanto nas lutas quanto nas celebrações ao longo desses duzentos anos de história da independência. O debate contará com a participação do professor e doutor Milton Moura, do historiador Felipe Brito e da pesquisadora Inah Irenam.
Confira a programação completa:
Dia 5/7 (quarta-feira)
13h – Credenciamento
14h – Abertura + Hino ao 2 de Julho + Falas institucionais
14h30 – Conferência de abertura – Algazarra nas ruas: os Caboclos e seu povo nas comemorações da independência – Profa. Dra. Wlamyra Albuquerque (Ufba)
16h – Mesa: A força das mulheres na constante luta pela Independência – Creuza Oliveira (Sindoméstico-BA), Lina Aras (Ufba), Wanda Chase (jornalista), Célia Tupinambá (Artista e Liderança Indígena). Mediação: Lourivânia Soares (Cult/Ufba)
17h30 – Apresentação Artística – Slam das Minas
18h – A Volta da Cabocla (saída do Campo Grande em direção a Lapinha)