O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou o segundo caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) na Bahia nesta quinta-feira (15). A ave doente foi encontrada no município de Prado, no Litoral Sul do estado, a cerca de 50 km de Caravelas, onde o primeiro foco do vírus foi identificado na semana passada.
Até o momento, nenhum ser humano foi contaminado e os dois casos foram detectados em aves silvestres. O MAPA reforça que a Influenza Aviária não é transmitida por meio do consumo de carne de frango e ovos, o que significa que a população não precisa interromper o consumo desses produtos.
Atualmente, o país conta com 32 focos de IAAP, e até o momento não foram registrados casos de gripe aviária em aves de granja, ou seja, aquelas destinadas à alimentação humana. Como medida preventiva, o MAPA recomenda que as pessoas evitem o contato físico com aves silvestres residentes ou migratórias que apresentem sintomas respiratórios ou neurológicos, estejam mortas ou doentes.
Em maio, o governo, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária, declarou estado de emergência zoossanitária por 180 dias devido à detecção de infecção pelo vírus da gripe aviária em aves silvestres no Brasil.