A Prefeitura realiza palestra de educação no trânsito para crianças do Centro de Convivência da FCM.
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) promoveu uma série de palestras do projeto “Cidadão no Trânsito” para alunos de 6 a 17 anos do Centro de Convivência Socioassistencial Cristo é Vida, na Chapada do Rio Vermelho. A iniciativa visa fornecer informações e orientações sobre segurança nas vias de forma lúdica e educativa.
Marluzi Moreira, pedagoga e técnica da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut/Transalvador), explicou que o foco das palestras é abordar situações cotidianas, como a idade mínima para levar uma criança na garupa de uma moto, travessia nas ruas, respeito aos espaços exclusivos em ônibus e mais, para promover disciplina e cidadania.
A gestora do CCS Cristo é Vida, Rosana Ferreira, elogiou a parceria com a Transalvador, destacando a importância de as crianças compartilharem o conhecimento adquirido com seus pais, contribuindo para a conscientização sobre segurança no trânsito.
A Transalvador adapta as palestras de acordo com o perfil da escola e da turma, utilizando vídeos, intervenções educativas e bonecos de agentes de trânsito para transmitir os conceitos de cidadania e segurança.
As crianças demonstraram entusiasmo com as atividades, com Ágata Souza, de 6 anos, enfatizando a importância da atenção ao atravessar a rua e do uso do cinto de segurança.
Além do Centro de Convivência Cristo é Vida, estão programadas mais 11 palestras em diversas instituições de ensino durante o mês de setembro.
Interessados em agendar palestras do programa Cidadão no Trânsito podem entrar em contato com a Transalvador através do e-mail transalvadorgedut@gmail.com ou pelo telefone (71)3202-9163.