Dengue: 48% dos nordestinos já tiveram a doença, diz pesquisa

Notícias

Um levantamento inédito patrocinado por uma empresa biofarmacêutica, que investigou a situação atual da dengue no Brasil a partir da perspectiva da população, revelou que 48% dos entrevistados na região Nordeste afirmaram ter contraído dengue. Além disso, 85% conhecem alguém que já enfrentou a doença. Esses números elevados podem estar relacionados ao fato de que o Nordeste é atualmente a terceira região mais afetada pela dengue no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Em relação às ações preventivas, apesar de 97% dos entrevistados no Nordeste acreditarem na possibilidade de evitar a dengue, apenas 65% dos que já tiveram a doença afirmam ter realizado mudanças em suas casas ou rotinas como forma de prevenção. A pesquisadora Juliana Siegmann, do Instituto Ipsos, destaca essa discrepância.

A preocupação com a gravidade da dengue é evidente, visto que 91% das pessoas acreditam que a doença pode ser fatal, e o mesmo percentual buscaria assistência médica especializada caso suspeitassem estar infectadas. Entre as opções mencionadas para buscar ajuda estão consultar um médico, marcar uma consulta ou visitar um posto de saúde.

Quando questionados sobre doenças recorrentes no Brasil, 70% dos entrevistados mencionaram a dengue, mas apenas 25% acreditam que o número de casos aumentou entre 2022 e 2023. Em relação à transmissão, 76% associam a doença à picada do mosquito, enquanto 47% não se sentem seguros quanto à possibilidade de contrair a dengue. Além disso, 67% desconhecem quantas vezes uma pessoa pode contrair a doença.

A pesquisa foi conduzida entre 26 de junho e 31 de julho de 2023, envolvendo 2 mil pessoas com mais de 18 anos, de todas as classes sociais e regiões do país, por meio de entrevistas telefônicas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *