O Brasil ultrapassou os 680 mil casos de dengue, conforme dados recentes do Ministério da Saúde. Durante as sete primeiras semanas do ano, foram registrados 688.461 casos prováveis da doença. Isso representa um aumento de 315% em comparação com o mesmo período do ano anterior, que teve 165.839 casos.
Segundo informações do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, o número pode ser ainda maior, pois os dados estão sujeitos a atualizações à medida que novas informações dos municípios chegam.
As regiões mais afetadas, por 100 mil habitantes, são o Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Além dos milhares de casos, 122 pessoas perderam a vida devido à dengue, enquanto outros 456 óbitos estão sob investigação.
A situação é preocupante, já que o aumento nos casos ocorre antes do período tradicional de pico da doença, previsto para março e abril. No ano anterior, o país atingiu a marca de 688 mil casos apenas na 14ª semana epidemiológica, no início de abril.