Deputado Capitão Alden defende punições rigorosas para envolvidos em escândalo do INSS
O deputado federal Capitão Alden, vice-líder da oposição na Câmara, está defendendo punições severas para todos os envolvidos no escândalo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a gestão do presidente Lula. O caso tem gerado forte desgaste para o Governo Federal e movimentado a classe política.
Para o deputado, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, deve explicar o ocorrido ao Congresso Nacional. Além disso, Capitão Alden reiterou o pedido para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de fraudes no INSS.
O deputado também está aproveitando o momento para reforçar a proposta de seu projeto de lei, que visa tornar crime a concessão de crédito consignado sem autorização expressa do consumidor. Segundo ele, se aprovado, o projeto ajudará a proteger a população de golpes como os registrados no INSS.
“A situação do INSS mostra como é urgente aprovar meu projeto de lei, que prevê detenção de seis meses a dois anos, além de multa de 20% sobre o valor depositado para a instituição, que deverá ser repassada ao consumidor em até 60 dias”, disse Capitão Alden. “Oferecer empréstimos sem consentimento ou sem informações claras deve ser considerado crime”, completou.