No dia subsequente à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, o dólar registrou um aumento de 1,91% nesta quinta-feira (3), alcançando o valor de R$4,897. O Banco Central, em seu comunicado, também indicou a possibilidade de futuras reduções ao longo de 2023.
Essa conjuntura favoreceu o aumento do dólar, uma vez que a diminuição das taxas de juros torna menos atraente a estratégia de ‘carry trade’ para o Brasil. Consequentemente, investidores desse tipo optaram por sair do país, uma vez que taxas de juros mais baixas reduzem a rentabilidade dos investimentos em renda fixa brasileira. Fatores externos, como os dados divulgados sobre a economia da China e da Europa também contribuíram para a valorização da moeda.
Paralelamente, o índice da bolsa de valores brasileira apresentou uma notável elevação nesta quinta-feira, encerrando o dia em 120.585 pontos. Esse resultado reflete a expectativa de que a diminuição da taxa Selic irá beneficiar os desempenhos das empresas brasileiras.