Embasa normaliza fornecimento de água em Salvador e RMS

Notícias

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) restabeleceu completamente o fornecimento de água para Salvador e Região Metropolitana na quinta-feira (29). A redução temporária do abastecimento, iniciada na terça-feira (27), visava assegurar a qualidade da água devido às más condições da água bruta na barragem de Joanes 2, causadas pelas chuvas recentes. Com o retorno da captação nesse manancial e ajustes no tratamento, a produção de água tratada voltou ao nível habitual.

A diretora de Operação da Embasa na RMS, Manuella Andrade, explicou que, apesar da normalização do volume de água oferecido pelo sistema, o processo gradual de retomada do fornecimento nos imóveis pode levar até 48 horas. Isso ocorre até que os grandes reservatórios de distribuição recuperem completamente seus níveis, possibilitando que a água alcance todos os imóveis.

A Embasa interrompeu temporariamente a captação na barragem do Joanes 2, o segundo maior manancial do sistema integrado que atende Salvador, para garantir a qualidade da água distribuída. Essa ação resultou em uma redução de 20% no volume de água disponível no sistema. Os técnicos monitoraram continuamente as condições do manancial, realizando ajustes no processo de tratamento para normalizar a produção de acordo com os padrões de qualidade do Ministério da Saúde.

Apesar da produção de água nas estações de tratamento ter retornado ao volume habitual, a normalização total do sistema depende do enchimento dos grandes reservatórios de distribuição em diversos bairros da cidade, como Cabula, Brotas, Caixa D’água e Imbuí. Esse processo é crucial para garantir pressão suficiente, permitindo que a água alcance os pontos mais altos e distantes da rede distribuidora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *