As escolas municipais de Salvador estão em plena preparação para o tradicional desfile cívico do 2 de Julho, uma data especial este ano, pois celebra o Bicentenário da Independência da Bahia. Entre os diversos grupos participantes, uma escola se destaca: a Escola Municipal Professora Alexandrina Santos Pita, localizada no bairro de Pirajá.
Composta por alunos, ex-alunos e moradores da comunidade, a escola tem uma tradição de desfiles desde 1998 e está ensaiando um repertório especial para essa ocasião única. Sob o tema “Primavera”, a Escola Municipal Professora Alexandrina Santos Pita mesclará músicas cívicas com sucessos da atualidade. O regente da unidade, o professor Emerson Brito, está entusiasmado com os preparativos, que envolvem cerca de 80 participantes nos grupos de percussão, sopro e dança.
“No dia 1º de julho, estaremos prontos para receber o Fogo Simbólico ao bairro, vindo de Cachoeira e passando por Simões Filho. No dia 2, iremos nos apresentar no desfile até o Campo Grande”, revelou o professor. Para este ano, ele prometeu uma apresentação repleta de cores e um repertório que incluirá algumas músicas infantis.
Tiago Brito, ex-aluno da escola e com 12 anos de experiência na fanfarra, também expressou sua animação: “Estamos preparando um repertório incrível para abrilhantar ainda mais o evento. O tema foi escolhido com base em músicas do Carnaval, como as de Ivete Sangalo e Léo Santana”, explicou.
Yasmin Vitória Santana, estudante de 14 anos, que ingressou na banda este ano, disse que está se sentindo gratificada com a experiência de aprender e ensinar o que sabe. “Antes, eu sempre assistia às apresentações da escola com a minha mãe, mas estar na banda é uma experiência completamente diferente. Estou adorando e dando o meu melhor para fazer tudo certo”, compartilhou entusiasmada.
Além da Escola Municipal Professora Alexandrina Santos Pita, outra instituição que se destaca nos ensaios é a Escola Municipal Barbosa Romeo, localizada em São Cristóvão. Edmar Machado, regente da escola, intensificou os preparativos na reta final para a festa. “Os ensaios estão acontecendo diariamente, devido ao pouco tempo que temos até o desfile. Neste momento, além da musicalidade, a banda está focada no treinamento de deslocamento, que envolve a técnica de tocar e marchar simultaneamente”.
Edmar escolheu como tema deste ano a exaltação à liberdade. “Diante disso, vamos tocar, por exemplo, o “Tema da Vitória”, música de abertura do programa televisivo Esporte Espetacular, e a canção clássica “Amigos para Sempre”, revelou, destacando a variedade do repertório.
Além das escolas mencionadas, as fanfarras das escolas municipais Fazenda Coutos