Os eventos de Pré-São João na Bahia, tanto na capital como no interior, encerraram sem registros de crimes graves. As festividades, que começaram na sexta-feira (16) e se estenderam até o último domingo (18), nas regiões Leste, Nordeste e Oeste, contaram com a presença de profissionais das forças de segurança estaduais.
No Centro Histórico de Salvador, o 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM) realizou patrulhamentos no Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo e áreas adjacentes, garantindo a tranquilidade para moradores e turistas.
“Durante esse período, ocorreram vários shows na região. Não tivemos conhecimento de ocorrências graves ou crimes contra a vida”, destacou o tenente-coronel Agnaldo Alves Ceita Filho, comandante do 18º BPM.
No interior, o 16º BPM acompanhou os eventos de Pré-São João em Santanópolis, distrito de Aroeira, no Circuito Gonzagão em Araci, no povoado Roça de Dentro, além do município de Santa Bárbara, conhecido como a “capital do requeijão”.
O Comando de Policiamento Região (CPR) Oeste garantiu a segurança nas festas de Luís Eduardo Magalhães, Barra, Cristópolis, Ibipitanga e Santa de Cássia.
Já o CPR Nordeste, que foi recentemente criado, monitorou eventos tradicionais em Cipó, Caldas dos Jorros e Jeremoabo.
“Em Cipó, tivemos a cavalgada e o festejo junino no povoado de Itapicurú, com um público estimado de cinco mil pessoas. Com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Civil, não houve crimes contra a vida”, ressaltou o coronel César Albuquerque, comandante do CPR Nordeste.
As equipes de segurança continuarão realizando um trabalho ostensivo e preventivo no último dia de Pré-São João em Caldas dos Jorros, neste domingo (18).