O início da expansão da fábrica da Bridgestone em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, foi comemorado nesta segunda-feira (9) com a presença de autoridades, incluindo o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o governador Jerônimo Rodrigues; o presidente da Bridgestone para a América do Sul, Vicente Marino; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; e o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Durante o evento, as autoridades realizaram uma visita guiada às instalações da indústria.
Jerônimo Rodrigues enfatizou a importância da expansão da Bridgestone para a economia da Bahia, destacando o impacto positivo na geração de empregos e na renda. Ele ressaltou que a ampliação da fábrica é uma boa notícia para todos.
O governador também mencionou que a presença de ministros e do vice-presidente representa a colaboração do governo federal: “Nós queremos caminhar juntos. As duas agendas de hoje [expansão da fábrica Bridgestone e lançamento da BYD] significam a reconceituação do Polo de Camaçari. É uma nova dinâmica que estamos tratando, é o fortalecimento de um polo que teve história e que, agora, passa por mudança e modernização, com nova economia e nova industrialização.”
A expansão da planta da Bridgestone envolveu um investimento de quase R$ 1 bilhão, anunciado entre 2021 e 2022, e está prevista para ser concluída no final de 2024. Vicente Marino, presidente da Bridgestone para a América do Sul, destacou que essa obra aumentará a capacidade de produção anual da unidade em 1,5 milhões de pneus.
Atualmente, a fábrica gera mil empregos, e a expansão deve criar 400 novos empregos, entre fixos e temporários. O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, enfatizou a importância desses investimentos industriais para a Bahia e o país, ressaltando como as reformas tributárias e os incentivos à indústria estão contribuindo para a recuperação do setor automotivo e a renovação da frota de veículos.
Durante o evento, também foi anunciada a intenção de expandir a fazenda de geração de energia solar da fábrica, com um investimento adicional de R$ 10 milhões. A planta está acompanhando a crescente demanda por veículos elétricos/híbridos, fornecendo pneus de alto desempenho para atender a essas necessidades.