Facilitando o Acesso a Serviços: Conheça o Aplicativo Codecon Mobile

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), tem buscado tornar mais fácil o acesso dos cidadãos de Salvador aos serviços que oferece. Uma das iniciativas bem-sucedidas nesse sentido é o aplicativo Codecon Mobile, lançado em abril de 2018, que tem se mostrado uma ferramenta valiosa para os consumidores da cidade.

O Codecon Mobile disponibiliza aos usuários informações sobre o órgão, agendamento de atendimento, solicitação de cálculos, acesso a denúncias, ouvidoria, Código de Defesa do Consumidor digital, notícias e redes sociais do órgão. Com apenas alguns toques na tela do smartphone, o consumidor pode realizar diversas ações relacionadas à defesa de seus direitos.

Desde o seu lançamento, o aplicativo já registrou 4.677 downloads e tem sido fundamental na realização de denúncias de irregularidades. Somente no primeiro semestre deste ano, foram feitas 195 denúncias por meio do aplicativo, abrangendo casos como divulgação de preço incorreto na prateleira, vício de aparelho e problemas com saneamento e insalubridade em estabelecimentos comerciais. As denúncias mais comuns referem-se à ausência de preço, propaganda enganosa e questões relacionadas a produtos.

O diretor da Codecon, Zilton Netto, destaca a importância das denúncias para o trabalho do órgão. Ele incentiva os consumidores a reportarem quaisquer irregularidades encontradas, pois isso muitas vezes possibilita a identificação de locais que apresentam problemas desconhecidos até então. Com base nas denúncias recebidas, a Codecon pôde realizar a Operação 15 Minutos, que fiscalizou o cumprimento da Lei 5.978/01, estabelecendo o tempo limite de 15 minutos para atendimento nos caixas de agências bancárias. Essa operação resultou na autuação de três agências em Salvador.

Além do aplicativo Codecon Mobile, a população pode utilizar outros canais de atendimento, como o Fala Salvador 156 e o site da Codecon (www.codecon.salvador.ba.gov.br). A sede do órgão está localizada na Rua Chile, 3 (prédio rosa), no Centro.

Com essas facilidades tecnológicas e canais de comunicação, a Codecon busca fortalecer a proteção e os direitos dos consumidores soteropolitanos, tornando a interação com o órgão mais ágil e eficiente.

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