Fantasias do Bloco As Muquiranas terão registro numerado

Notícias

A partir do Carnaval de 2024, o Bloco As Muquiranas adotará novas medidas para garantir a segurança e a diversão de todos os foliões. As fantasias do grupo serão numeradas, conforme confirmado pelo presidente Washington Paganelli em entrevista ao Bahia Notícias nesta quinta-feira (20).

A decisão de numerar as fantasias já era uma vontade antiga do bloco, visando combater problemas com falsificações que ocorriam ao longo dos anos. Além disso, a medida foi reforçada devido a casos de agressões ocorridos nos últimos carnavais, que afetaram negativamente a experiência dos participantes.

Uma das tradições do bloco é jogar água em pessoas próximas, utilizando armas de brinquedo. No entanto, essas brincadeiras levaram a situações indesejadas, gerando desconforto e até mesmo incidentes graves, como um caso ocorrido neste ano, no circuito Osmar (Campo Grande), em que uma mulher foi cercada por foliões e alvo de empurrões com armas de água.

Para garantir a segurança e evitar abusos, o Bloco Muquiranas emitiu uma nota sobre o incidente e, posteriormente, levou a questão à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que aprovou o Projeto de Lei 24.746/2023, proibindo o uso de pistolas de água e similares durante o carnaval e festas de rua no estado.

Além da numeração das fantasias, o presidente do bloco enfatizou o comprometimento do grupo com campanhas de conscientização. A iniciativa abrangerá temas importantes como desarmamento, proteção às mulheres, combate ao racismo, ao preconceito e ao trabalho infantil, demonstrando o engajamento do bloco em promover um ambiente seguro e respeitoso para todos os participantes.

Outra medida adotada pelo Bloco Muquiranas para coibir abusos e garantir a responsabilização é a vinculação das fantasias ao CPF dos compradores. Com isso, cada fantasia será intransferível e o titular será responsável por qualquer uso inadequado que possa ocorrer.

O compromisso com a segurança também se estende à atuação da polícia militar durante os dias de comemoração dentro do bloco, com reforço na presença policial para evitar transtornos e garantir a tranquilidade dos foliões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *