A quarta edição da Feira Inclui PcD, um evento de empregabilidade voltado para pessoas com deficiência, acontecerá de 20 a 22 deste mês. Com um número impressionante de 3.500 vagas já confirmadas em empresas como Azul, BASF, Bosch, Gerdau, Globo, EY, Heineken, Nexa, Pepsico, Grupo Soma, GPA, Nivea e Raízen, a feira continua a criar oportunidades e promover a inclusão. Tanto empresas quanto candidatos podem se inscrever gratuitamente para participar deste evento online.
Esta iniciativa, criada em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, é realizada pela startup Egalite, que se especializa em promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A Feira Inclui PcD serve como uma ponte essencial para conectar profissionais PcDs a oportunidades de emprego, enfatizando conexão, inclusão e capacitação.
A partir de seu início em 2020, a iniciativa da feira visava mitigar os impactos causados pela pandemia da covid-19. Naquele ano, a base de dados da empresa continha 50 mil candidatos.
Guilherme Braga, fundador da startup, compartilha: “Em 2020, percebemos, em grande parte devido à pandemia, que as empresas estavam restringindo as oportunidades de emprego para pessoas com deficiência. Portanto, aproveitamos a data de 21 de setembro para conscientizar sobre o tema e incentivar as empresas a criar vagas direcionadas para PcDs.”
Os resultados foram impressionantes desde o primeiro ano, com mais de 5 mil vagas ofertadas e a participação de mais de 200 empresas. Agora, eles estão indo para a quarta edição da Feira Inclui PcD.
Nesta edição, a feira traz uma novidade importante: a possibilidade de as empresas contratarem PcDs durante o ano todo, graças à plataforma incluipcd.com.br, que será oficialmente lançada durante o evento. A Egalite continuará realizando a feira em comemoração ao 21 de setembro, mas as vagas estarão disponíveis durante todo o ano.
A meta da 4ª Feira Inclui PcD é oferecer 9 mil vagas, que as empresas podem inscrever até o próximo dia 15. Os candidatos poderão se inscrever até o fim do evento. Durante todo o período do evento, serão oferecidas capacitações gratuitas aos candidatos, ministradas por especialistas e acessíveis pelo site. Esse conteúdo tem sido adotado por várias empresas, com o objetivo de conectar organizações e candidatos. As vagas estão sendo disponibilizadas desde o dia 1º deste mês e ficarão abertas até o fim do mês.
Guilherme Braga expressa confiança de que a feira atingirá sua meta de 9 mil vagas nesta edição. “Ontem, tínhamos 2.500 vagas, agora já são 3.500, e esperamos ter mais de 5 mil até o final desta semana. O engajamento cresce à medida que a feira se aproxima.” Atualmente, 504 empresas já se cadastraram.
Na visão de Guilherme Braga, a ideia de inclusão está amadurecendo nas empresas brasileiras. “Com certeza. Ano após ano, vemos o número de inclusões aumentar. Claro, o ritmo poderia ser mais acelerado, mas hoje existem mais de 5 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal. Entendemos que a questão cultural e o interesse das empresas na valorização da diversidade e inclusão estão crescendo, não apenas por obrigações legais, mas também porque as empresas reconhecem o valor da diversidade e inclusão nas organizações.”
A Egalite, criada em 2010, é uma startup especializada em promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A empresa já capacitou e empregou mais de 14 mil pessoas em todo o país. Em 2017, a Egalite foi a primeira empresa brasileira a receber o Global Grand Challenges Awards (Prêmio Grandes Desafios Globais) e também foi considerada uma das dez startups mais atraentes do Brasil, de acordo com o ranking das 100 Open Startups.