No sábado (23), como parte da emocionante programação do Festival da Primavera, o Rio Vermelho se transformou em um paraíso gastronômico durante a IV Festa de San Gennaro. Treze barracas, reunindo alguns dos melhores restaurantes italianos da cidade, ofereceram pratos deliciosos a preços acessíveis, atraindo uma multidão de baianos e turistas que veio prestigiar o evento nas ruas Professora Almerinda Dultra e Borges dos Reis.
Além de uma festa para o paladar, o evento também foi uma celebração musical para todas as idades. Enquanto as crianças se divertiam ao som do espetáculo “Brincaderê”, apresentado pelo grupo Corrupio, jovens e adultos desfrutavam de uma série de shows ao longo do dia. A programação incluiu apresentações de Bruna Barreto, Ana Barroso, Mário Soares com participação especial do maestro Carlos Prazeres, Sonora Amaralina, Cortejo Afro, Lazzo e do DJ Roger ‘n’ Roll. A administradora Aline Câmara, de 50 anos, elogiou a programação, dizendo: “É o segundo ano que venho para a Festa de San Gennaro. Está tão boa quanto a do ano passado”.
William Freitas, dono do restaurante Alfredo’Rô e um dos comerciantes do evento, também expressou sua satisfação com as celebrações deste ano. “Somos precursores de restaurantes italianos aqui em Salvador e estamos pelo segundo ano consecutivo aqui na feira. Mais uma vez está sendo um sucesso de vendas e de elogios. A culinária italiana é muito bem aceita aqui na cidade”, disse.
A Festa de San Gennaro, tradicional em cidades como Nápoles, Nova Iorque e São Paulo, conquistou o coração dos soteropolitanos desde sua chegada pioneira em 2018, graças ao chef Celso Vieira e sua sócia Valeska Calazans, que deram a ela o charme das festas de largo. O chef Celso Vieira, curador gastronômico do evento, destacou: “San Gennaro certamente está contente. É uma excelente oportunidade para que nós, restaurantes, possamos celebrar juntos, oferecendo ao público uma ótima e variada comida, boa música e, sem dúvida, momentos incríveis”.
Os treze restaurantes participantes incluíram o Pasta em Casa, Alfredo’Ro, Bella Napoli, Cantina Buoni Amici, Bottino Ristorante Italiano, Casa Chálabi, Crema Gelato Italiano, Cremonini Ristorante, Di Liana, Isola Cucina Italiana, La Lupa, Pepo e Segreto Ristorantino. Com quatro edições em Salvador, as comemorações a San Gennaro fazem parte do calendário cultural promovido pela Prefeitura por meio do Festival da Primavera. O ator Marcelo Praddo, que mais uma vez encenou o bispo italiano durante as celebrações, destacou: “Virou meio que uma tradição lembrar de San Gennaro aqui no Rio Vermelho todos os anos, assim como ocorre com Iemanjá”.
História – San Gennaro, bispo de Benevento perseguido e decapitado pelo Império Romano, tornou-se santo e mártir da Igreja Católica. Acredita-se que uma mulher tenha coletado um pouco de seu sangue, que ainda é conservado em um relicário na Catedral de Nápoles. Em 19 de setembro, um suposto milagre de liquefação deste sangue é celebrado com grande pompa e esplendor pelas ruas da cidade, com espaço garantido para o melhor da gastronomia local.