Fim da ‘Gotinha’: Ministério Atualiza Esquema de Vacinação Contra Poliomielite

Destaque Notícias

A partir de hoje (4), o Ministério da Saúde vai substituir as duas doses de reforço da vacina oral contra poliomielite (VOP), popularmente chamada de “gotinha”, por uma dose da vacina inativada (VIP). Essa mudança foi anunciada pela pasta em setembro.

De acordo com o Ministério, a decisão levou em conta critérios epidemiológicos, estudos científicos e orientações internacionais para tornar a vacinação mais segura.

Antes, o esquema vacinal incluía três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses, além de duas doses de reforço com a VOP aos 15 meses e aos 4 anos. Agora, com a retirada da “gotinha”, será aplicada apenas uma dose de reforço com a VIP aos 15 meses.

Opinião dos Especialistas

Alfredo Gilio, coordenador da Clínica de Imunização do Hospital Israelita Albert Einstein, explicou que a mudança beneficia crianças com imunidade comprometida, pois podem enfrentar complicações ao receber vacinas como a VOP.

A substituição também reduz o risco de transmissão do vírus para pessoas com sistema imunológico enfraquecido, evitando a circulação de uma “variante vacinal” na comunidade.

E o Zé Gotinha?

O personagem Zé Gotinha, criado para promover a vacinação contra a poliomielite e bastante conhecido entre os brasileiros, permanecerá ativo. Segundo o Ministério da Saúde, ele agora também é utilizado para campanhas de vacinação contra outras doenças, como o sarampo, e continuará como símbolo de imunização no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *