Nesta madrugada de quinta-feira (12), o segundo voo da FAB (Força Aérea Brasileira) que trouxe nossos compatriotas de Israel pousou no Rio de Janeiro. Além dos 214 cidadãos que foram repatriados, este voo trouxe também quatro animais de estimação muito especiais – três gatos e um adorável cachorro.
A aeronave KC-30 partiu de Tel Aviv às 12h30 (horário de Brasília) da quarta-feira, com uma jornada de 14 horas, e aterrissou na Base Aérea do Galeão, no Rio, às 3h. O gesto solidário do governo de Israel permitiu que o Brasil resgatasse seus cidadãos em meio aos conflitos provocados pelo grupo terrorista Hamas, que representam o maior desafio na região em cerca de meio século, com mais de 2.300 vidas perdidas.
Na madrugada de quarta-feira, o primeiro voo da FAB trouxe 211 brasileiros de volta a Brasília, e mais três voos estão planejados para repatriar compatriotas, com chegadas previstas entre sexta-feira (13) e domingo (15). Nossa estimativa é que, somados, esses voos tragam cerca de 480 brasileiros de volta ao nosso país. Caso seja necessário, estamos prontos para repetir esse esforço na próxima semana.
Vale ressaltar que mais de 2.000 brasileiros haviam solicitado o resgate, muitos deles turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.
O governo brasileiro também está empenhado em avaliar alternativas para a segura retirada de cidadãos brasileiros de territórios palestinos, incluindo o Egito, Jordânia e Líbano. Atualmente, 28 compatriotas estão na Faixa de Gaza, solicitando resgate em meio a esse conflito desafiador.