O vereador é o autor do Projeto de Lei aprovado que institui o Dia da Pessoa Trancista, 06 de Junho
O vereador George Reis, o Gordinho da Favela (PP) foi convidado para um encontro de trancistas no bairro do Rio Vermelho em Salvador, na noite desta terça-feira (06), dia definido pelo calendário anual de eventos do município como o Dia da Pessoa Trancista.
A proposta de nº 77/2023 foi aprovada em sessão ordinária nesta segunda-feira (05), na Câmara Municipal.
Com a conquista, trancistas do Fala Trancista, Gabi Artes, Rose Mão de Tesoura, entre outras profissionais realizaram um encontro em comemoração à data, como valorização e reconhecimento da profissão.
Gordinho esteve presente no encontro e diz que não poderia deixar de prestigia-las, “estou muito feliz e não poderia deixar de está aqui com essa galera que confiou no meu trabalho”.
Ele ainda complementou dizendo que é só o início, “vou correr atrás de muito mais para vocês”, publicou em vídeo em sua redes sociais.
Uma das frentes de defesa do vereador é o emprego e renda, principalmente para pessoas de classe baixa e media. Ele afirma que acredita que o trabalho dignifica mães e pais de família. E por isso, está tão feliz com essa conquista para a profissão de trancistas. Segundo ele, a maioria dos trabalhadores são pessoas pretas que ressignificam a arte do trança.
“É uma profissão de força e ancestralidade. Precisa de reconhecimento ainda mais por ser um trabalho que também combate o racismo”, complementou o vereador.
Participou do encontro 15 profissionais trancistas que fizeram questão de agradecer ao vereador.
“Pela primeira vez eu consegui enxergar um futuro na minha profissão, graças ao Gordinho da Favela que comprou a nossa voz”, disse Gabi do Gabi Artes.
Outra disse: “Hoje é um dia memorável em Salvador. Quero agradecer ao Gordinho da Favela que foi o percussor de toda a nossa historia e daqui em diante é só luta e resistência”, disse Rose Mão de Tesoura.