O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sugeriu nesta terça-feira (7) que o valor da tarifa do metrô de Salvador e Lauro de Freitas será reajustado em breve. A declaração foi feita durante a entrega de viaturas no Centro Administrativo da Bahia (CAB), poucos dias após o aumento da passagem de ônibus na capital para R$ 5,60.
“Em relação ao metrô, é evidente que precisamos avaliar os números. O Estado atualmente arca com um custo significativo para manter o serviço. Estou em agenda com a Sedur [Secretaria de Desenvolvimento Urbano] e a Casa Civil para analisar as planilhas financeiras. Até sexta-feira devemos concluir esse estudo, e o reajuste da tarifa do metrô é algo que deve ocorrer”, afirmou o governador.
Rodrigues também ressaltou os contrastes entre o metrô e o transporte público de Salvador, mencionando a redução no número de linhas de ônibus como um fator que prejudica tanto a mobilidade quanto a integração com o sistema metroviário.
“A diferença para o transporte coletivo
de Salvador está na qualidade do serviço e na cobertura em diversos bairros. Infelizmente, houve um corte significativo de linhas no sistema municipal, o que acaba impactando negativamente a operação do metrô e a vida dos usuários”, explicou.
Atualmente, a tarifa do metrô é de R$ 5,20, mas o valor do reajuste ainda não foi definido.