De acordo com Márcio França, ministro do Empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas, o Desenrola Pequenos Negócios, anunciado recentemente, pode começar a operar já na próxima semana. Ele explicou que essa nova versão do programa visa ajudar Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenas empresas com faturamento anual bruto de até R$ 4,8 milhões. O objetivo é fornecer suporte financeiro para que os empreendedores possam superar dificuldades e investir no crescimento de seus negócios.
O ministro afirmou que o programa oferecerá descontos significativos, entre 40% e 90%, para quem enfrenta problemas financeiros e deseja continuar empreendendo. Ele destacou que a expectativa é que o Ministério da Fazenda emita orientações até sexta-feira para que bancos e instituições financeiras possam começar a negociar as dívidas dos empreendedores.
O Desenrola Pequenos Negócios faz parte do Programa Acredita do governo, que busca ampliar o acesso ao crédito no país. Além da renegociação de dívidas, o programa também inclui uma linha de crédito específica para microempresas, chamada ProCred 360. Esta linha terá juros fixados em Selic mais 5% ao ano, com a possibilidade de empréstimo equivalente a até 30% do faturamento bruto anual. Para empresas lideradas por mulheres, o limite sobe para 50% do faturamento.
A previsão é que o ProCred 360 comece a operar em até dois meses, com um período de carência de seis meses para o início dos pagamentos.