Ainda há esperança de que os rodoviários e o sindicato patronal cheguem a um acordo e evitem a greve do transporte público, anunciada na última sexta-feira (24) e prevista para começar na próxima quarta-feira (29). Uma nova reunião de mediação está marcada para a manhã de hoje (27), às 11h, no Tribunal Regional do Trabalho, na tentativa de impedir a paralisação.
A decisão pela greve unificada veio após 12 reuniões de negociação, com os rodoviários inicialmente reivindicando 44 itens, sendo o principal um reajuste salarial de 4% acima da inflação. Os empresários ofereceram inicialmente 1,24%, e na última reunião a proposta foi de 2%, ambas rejeitadas, levando à aprovação do estado de greve.
Se não houver acordo na reunião de hoje (27), diversos modais serão afetados dentro e fora de Salvador, não apenas os ônibus do transporte público municipal. Cerca de 3 milhões de passageiros diários podem ser impactados pela paralisação do BRT, dos transportes coletivos urbanos, do transporte intermunicipal, além de empresas de turismo e locadoras.
Confira como a greve pode impactar os diversos modais em Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana:
- Transporte Urbano de Salvador: 1650 ônibus
- Transporte Intermunicipal: 902 ônibus
- Transporte Metropolitano: 395 ônibus
- Transporte de Fretamento, turismo e escolar: 2.000 ônibus
- Transporte Urbano de Feira de Santana: 300 ônibus